Desafio

“O que encontrei no relacionamento com Jesus não foi a ausência de conflitos, mas a capacidade de lidar com eles.”
Josh McDowell

DESAFIO

Você se considera uma pessoa culta? Afinal o que é ter cultura? Além da cultura que conhecemos como patrimônio de uma nação, estado, cidade, ainda existe uma aplicação da palavra cultura, pouco discutida. É a cultura das pessoas. É a cultura que usamos quando queremos demonstrar a característica de alguém, podendo ser: Fulano tem cultura, Sicrano é uma pessoa totalmente sem cultura.
Um claro exemplo dessa falta de cultura vem das escolas. Pedir um texto para os alunos é quase uma aventura! São escritos com erros grosseiros de português, que nos leva a pensar, como esse aluno chegou até aqui? E, o mais preocupante, como ele sairá daqui? Será que estava realmente apto para ser aprovado na série anterior?
Outras pessoas usam como parâmetro para dizer se alguém é culto ou não o gosto pelas mesmas coisas. Então se alguém gosta de funk e eu não gosto: aquela pessoa não tem cultura por gostar desse tipo de música! Isso, já sabemos, não serve para balizar o grau de cultura do cidadão – trata-se de gosto – e cada um tem o seu.
Teríamos muitos responsáveis para apontar como culpados por essa onda que empurra a sociedade para longe de uma sociedade culta. Uma das maiores responsáveis é a TV aberta. Com seus realitys e coisas do nível, implantam verdadeiros programas de “desenculturamento” da população. Para se notar isso, não precisamos ir longe. Faça uma assinatura de um canal pago, por pelo menos 1 mês, e já será possível perceber a disparidade do nível de cultura que há.
Outro grande vilão da cultura tem sido a internet. Uma ferramenta que poderia ser a salvadora da cultura de um povo tem se tornado na disseminadora de cultura inútil. Contribuindo inclusive com a “desaprendizagem” da escrita. Nos aplicativos de celulares por exemplo, as pessoas preferem gravar áudio a digitar textos.
E o grande salvador disso tudo, é e sempre será a leitura. O melhor remédio para ser uma pessoa culta: ler muitos livros! A melhor maneira para ter assuntos ricos, seja para um roda de amigos, seja para um entrevista de emprego, é a leitura. Por isso, se você leu esse texto até aqui, pode ter certeza que você é uma pessoa de cultura. Continue lendo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grandes Sucessos!

Segundo disco solo - Só se for a dois